Tradutor

Engenharia Aeronáutica-Profissão

Engenharia Aeronáutica


É o ramo da engenharia que se ocupa do projeto e da manutenção de aeronaves e do gerenciamento de atividades aeroespaciais. O engenheiro aeronáutico envolve-se no
projeto e na construção de todos os tipos de aeronave, como aviões, helicópteros, foguetes e satélites. Esse profissional é
fundamental para a segurança de qualquer voo. É ele o responsável pelo processo de manutenção, pela realização de reparos e pelas inspeções periódicas da estrutura e dos equipamentos, como asas, motores e fuselagem. Cuida também dos sensores e instrumentos de controle. Além de fabricar aviões, pode gerenciar obras e serviços ligados à infraestrutura aeronáutica, como a construção de aeroportos, o planejamento de linhas e o gerenciamento de tráfego aéreo.





Mercado de Trabalho

Esse engenheiro está sujeito às turbulências internacionais porque envolve a exportação de aeronaves e operações em diversas partes do mundo. Por isso, o setor foi bastante afetado pela crise de 2008. Mas, como ocorre em outras áreas da engenharia, esse profissional encontra hoje um momento favorável no mercado, que está em franca recuperação. A Embraer voltou a contratar no ritmo anterior à crise, e as companhias de aviação se beneficiam da expansão do mercado interno de viagens. Os bacharéis são contratados para trabalhar na indústria aeronáutica, com sistemas aeronáuticos (equipamentos e dispositivos para aeronaves), no projeto e na manutenção de aeronaves e em logística em companhias aéreas, na certificação e fiscalização de aeronaves e nos órgãos de controle de tráfego aéreo. Escritórios de consultoria também demandam esse profissional, assim como a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério da Aeronáutica. Nesse último caso, porém, os cargos são restritos aos militares. Além de boa graduação, o mercado exige profissionais que dominem, no mínimo, o inglês e valoriza uma pós-graduação. São José dos Campos (SP), sede da Embraer e de um conglomerado de empresas do setor, é um grande polo empregador. A capital paulista, pela significativa frota de helicópteros, também é um bom mercado para esse engenheiro.
Salário inicial: R$ 3.270,00 (6 horas diárias); Fonte: CONFEA.

O Curso

Os dois anos de formação básica trazem bastante conteúdo das disciplinas física, química, matemática e computação. A partir do terceiro ano, começam as matérias tecnológicas, como eletrônica e dinâmica de sistemas de controle, além das específicas. Em aerodinâmica, o aluno estuda dinâmica de gases e fluidos. Em estruturas e materiais, ele passa a conhecer resistência de materiais, cálculo e dinâmica estrutural. E, em mecânica de voo, aprende dinâmica do voo, desempenho e estabilidade e controle. Em algumas escolas, o aluno pode optar por uma área de especialização, no terceiro ano. No fim do curso é obrigatório apresentar um trabalho de conclusão. Atenção: o ITA, a Univap e a UFMG oferecem curso de Engenharia Aeroespacial.
Duração média: cinco anos.

Em quais frentes o profissional pode atuar

Coordenação de tráfego aéreo: Fiscalizar atividades aéreas e certificar aeronaves. Orientar o deslocamento de aeronaves, auxiliando nas operações de decolagem e pouso nos aeroportos e aumentando a segurança dos voos.
Engenharia espacial: Projetar satélites e foguetes, definindo os dados técnicos necessários a sua construção, a seu lançamento e a sua operação.
Manutenção: Coordenar a realização de reparos, manutenção preventiva e inspeções periódicas das estruturas, dos sistemas e equipamentos de aeronaves.
Projeto: Desenhar a estrutura e os componentes de aeronaves, definindo os materiais e os processos empregados na produção e realizando ensaios e testes antes da fabricação em escala industrial.
Sistemas: Projetar, construir, testar e instalar motores, instrumentos de controle e sensores em aeronaves. Definir as especificações dos mecanismos que controlam o trem de pouso, a alimentação de combustível e a pressurização da cabine, entre outros.

As melhores escolas (segundo o Guia do Estudante) 

5 estrelas: SP São José dos Campos ITA.
4 estrelas: SP são Carlos USP.
Referências: Guia do Estudante; CONFEA.
Carregando comnetários... Comment Box by Engenharia Responde

Acesse nosso Chat

Copyright © Engenharia Responde |
Design by Welbert Pablo Santos | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube